top of page
SUA OBRA ESTRUTURADA EM TODOS OS SENTIDOS

Quem nunca ouviu a famosa expressão “o apressado come cru”?                                                                   

 

   Pois bem, planejar corretamente é começar com o pé direito e a etapa de programação das atividades costuma ser determinante para o resultado final do projeto.

   Então vamos direto ao ponto!! Queremos que você entenda que o planejamento é muito mais do que prever datas e prazos. Planejar é uma tarefa complexa, que envolve todos os aspectos da obra, desde mão de obra até os materiais que serão utilizados e tanto o cliente quanto quem planeja devem considerar cada detalhe para evitar surpresas.

   Este artigo é para te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto.

Invista no Projeto da Sua Obra

   Ganhe tempo nesta etapa! Todos nós quando queremos muito algo, não medimos esforços para que isso aconteça logo de uma vez, porém é preciso segurar essa ansiedade quando tratamos de construção. A palavra “imprevistos” já define que não podem ser antecipados e são uma realidade nas obras. No entanto, os efeitos deles podem ser atenuados com um bom planejamento e isso é possível através da etapa de projeto.

   Mas como fazer isso? Busque a experiência de quem já atua na área como os Arquitetos e Engenheiros e você verá a possibilidade de prever as principais situações recorrentes em obras e incluir no planejamento as ações a serem tomadas caso elas ocorram, assim evitando o que ninguém quer (principalmente você), que são os atrasos na conclusão e entrega.

Importâncias do Planejamento

   Nesta etapa são tomadas decisões sobre métodos e formas de execução da obra que são fundamentais para o atendimento dos prazos, dos requisitos de qualidade e do tão esperado orçamento. Para não errar e prejudicar o projeto, é bom ficar atento a alguns pontos:

  • Mão de obra qualificada: tenha a equipe definida. A disponibilidade de pessoal pode variar bastante dependendo da região e da época do ano. Durante a obra, a rotatividade pode prejudicar a execução;

  • Metas: defina etapas de produção realistas e metas desafiadoras porém alcançáveis, pois estes servirão como um guia essencial tanto para o acompanhamento da obra quanto para execução;

  • Integração de todos os envolvidos: para um bom planejamento e execução, a equipe inteira precisa estar em mesma sintonia;

  • Logística: deve ser muito bem verificada e alinhada com os fornecedores para não prejudicar a execução de serviços e gerar possíveis atrasos.

   Um estudo publicado pela UFRGS mostra que a falta de planejamento é a segunda maior causa de não cumprimento de pacotes de trabalho em obras e perde somente para problemas com mão de obra.

*Link do estudo UFRGS (http://www.ufrgs.br/sisind-net/resenhas/analise-de-dados/analise-de-indicadores-de-planejamento-e-controle-da-producao-na-construcao-civil)

   Nossa meta não é apenas construir e sim fazer que seu sonho traga realização pra você em todos os sentidos, inclusive no seu bolso.

   Lá vai uma dica:

   Lembre-se que ao solicitar um projeto e o devido planejamento da sua obra, NÃO significa que você precisa iniciá-la imediatamente. Pense que ao ter a obra já definida e planejada é como a tão esperada viagem dos sonhos, pois agora você:

  1. Já sabe onde quer chegar - sua obra pronta;

  2. Conhece o caminho que irá trilhar - seu planejamento, cronograma;

  3. Tem a previsão do quanto precisará ter para seguir este caminho - seu orçamento;

  4. E tem o mapa pronto em mãos - seu projeto.

 

  Ter esses 4 pontos antes de iniciar a obra é muito importante. Os custos com mão de obra além do prazo, materiais de sobra ou a falta deles elevam muito o valor total da construção ou reforma, além de causar os velhos traumas já conhecidos por quem já passou por essa situação.

   Por isso investir um pouco mais neste início certamente é mais vantajoso para a execução bem-sucedida de todo projeto da construção.

 Conte conosco para todas as etapas, seja no projeto ou na execução.

Gostou do que viu? Compartilhe com seus colegas e amigos nas suas redes sociais!

bottom of page